Como ir de Buenos Aires para Colônia do Sacramento ou Montevidéu de Ferry: dicas práticas e econômicas!

Se você está planejando uma viagem para Buenos Aires e quer aproveitar para dar um pulinho no charme do Uruguai, a forma mais fácil e popular é atravessar o Rio da Prata de ferry! Eu e o meu namorado já fizemos essa travessia e amamos a experiência.

Neste post, vou te explicar: como ir de Buenos Aires para Colônia do Sacramento ou até Montevidéu de ferry, as empresas que fazem o trajeto, dicas para economizar nas passagens, o que esperar do embarque e da viagem. Vem com a gente!


Qual ferry escolher: Buquebus ou Colonia Express? qual vale mais a pena?

Atualmente, duas empresas operam a travessia de ferry entre Buenos Aires e o Uruguai:

  • Buquebus
  • Colonia Express

Quando fizemos a viagem, em outubro de 2024, a Colonia Express ofereceu os preços mais acessíveis para nós. Naquela época, a melhor forma de economizar foi comprar as passagens diretamente pelo site da empresa, o que saiu bem mais em conta do que comprar em guichês físicos ou com intermediários que vendem tickets em shoppings de Buenos Aires.

Dica de ouro para economizar: Antes de fechar sua compra, sempre compare os preços nos sites oficiais das duas empresas. A diferença pode valer a pena!

Na cotação atual (21/06/2025) comprando de última hora, o trajeto mais barato de ferry de Buenos Aires até Colônia do Sacramento custa por pessoa 54.200,00 pesos argentinos ou R$ 256,60 pela Colonia Express, e 55.650,24 pesos argentinos ou R$ 263,46 pela Buquebus. Ao comprar com certa antecedência, é possível adquirir por valores mais acessíveis. É possível transportar seu veículo (carro, moto, etc.) no ferry, mas isso é cobrado à parte e depende da disponibilidade de espaço.

Ao final do texto, detalhamos melhor como realizar a viagem de ferry até Montevidéu, seguindo o mesmo esquema.


Onde embarcar em Buenos Aires: o terminal de ferry em Puerto Madero

O terminal de embarque da Colonia Express (e também da Buquebus, na mesma região) fica super bem localizado na Av. Elvira Rawson de Dellepiane 155, no charmoso bairro de Puerto Madero, Buenos Aires. Ele opera diariamente, das 6h às 22h, o que te dá bastante flexibilidade.

(Foto do terminal da Colonia Express em Puerto Madero – Outubro de 2024)

Procedimentos de Imigração: o que é bom saber antes de embarcar?

Antes de pisar no ferry, você vai passar por um processo de imigração tanto para saída da Argentina quanto para entrada no Uruguai. É tudo bem organizado e geralmente rápido, mas é super importante levar seus documentos pessoais (RG recente ou passaporte) em dia!

Nossa dica é chegar com pelo menos 1 hora de antecedência. Assim, você faz todos os trâmites com calma, sem correria, e ainda consegue garantir um bom lugar no ferry com aquela vista incrível para o Rio da Prata!


A travessia pelo rio da Prata: rápida e com um visual bacana

O trajeto de ferry entre Buenos Aires e Colônia do Sacramento é uma delícia! A viagem é super tranquila e dura cerca de 1 hora e 15 minutos. É rapidinho, dá tempo de relaxar, admirar a paisagem e sentir a brisa do Rio da Prata.

Nós fizemos um bate e volta em outubro de 2024, bem na primavera do Hemisfério Sul. Saímos por volta do meio-dia de Buenos Aires e retornamos às 20h30. Uma vantagem dessa época do ano é que o sol se põe mais tarde, por volta das 19h, o que nos deu muito mais tempo de luz natural para explorar Colônia do Sacramento!


Opções de Wi-fi gratuitos em Colônia:

Chegar em um lugar novo e já ter internet para se localizar é tudo de bom, né? Em Colônia do Sacramento, tivemos uma ótima surpresa: assim que desembarcamos, o próprio terminal de ferry de Colônia do Sacramento tem Wi-Fi liberado! Aproveitamos na hora para abrir o Google Maps e planejar nossos passeios a pé pela cidade.

O Centro de Visitantes, que também fica pertinho do terminal, também oferece Wi-Fi gratuito. Isso facilita muito para pesquisar mais sobre a história dos lugares, encontrar um restaurante charmoso ou simplesmente se comunicar.


Colônia do Sacramento: qual o melhor dia da semana para visitar?

Se você está planejando seu passeio para a histórica Colônia do Sacramento, anota essa dica super importante: os museus da cidade costumam fechar às segundas e terças-feiras. Por isso, se você quer explorar todas as atrações culturais, o ideal é programar sua visita entre quarta-feira e domingo, quando tudo está aberto!

Mas mesmo que você decida ir em um dia com os museus fechados, não se preocupe! Colônia do Sacramento é um Patrimônio da Humanidade da UNESCO e tem muito a oferecer. Você pode se perder pelas charmosas ruas de paralelepípedos do bairro histórico, visitar o Farol, passear pela Plaza Mayor e curtir os vários cafés e restaurantes que dão um toque especial à cidade. A beleza e a história estão em cada cantinho!

(Foto do Por do Sol de Colônia bem no rio da prata – Um dos mais bonitos que vimos ;’))


Indo Além: para quem quiser ir de ferry de Buenos Aires até Montevidéu!

Se seu destino final é a capital uruguaia, Montevidéu, saiba que tanto a Buquebus quanto a Colonia Express oferecem opções para chegar lá saindo de Buenos Aires:

  • Você pode pegar um ferry até Colônia do Sacramento e de lá, um ônibus até Montevidéu (esse é o trajeto mais comum e que a Colonia Express oferece bastante).
  • A Buquebus também tem a opção de um ferry direto Buenos Aires – Montevidéu, que é um pouco mais longo.

O tempo total de viagem até Montevidéu pode variar de 4 a 5 horas, dependendo da opção que você escolher. Planeje-se para aproveitar!


Gostou das dicas? Já pensou em fazer essa travessia incrível e aproveitar a facilidade de se manter conectado? Conta pra gente nos comentários qual é seu destino dos sonhos no Uruguai!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima